Manchas Brancas na Pele do Rosto e Corpo

Está com manchas brancas na pele? Neste artigo te mostraremos tudo sobre esse tipo, desde as suas causas, até ao seu tratamento.

Lembre que, sempre que necessário, deve consultar o seu dermatologista. Só ele poderá indicar, com certeza, o que você tem.


Manchas brancas na pele – Causas

Estas manchas brancas na pele por norma aparecem sem causa aparente e do nada, mas abalam a confiança de qualquer pessoa. As duas principais causas do aparecimento delas são:

  • Excesso de sol
  • Fungos!

As pequenas manchas brancas na pele que se apresentam na região dos ombros e costas, normalmente são mesmo a manifestação de um fungo vulgarmente chamado de pano branco.

Manchas Brancas na Pele

Sabe-se que esse fungo está sempre presente no nosso organismo, mas por uma falha no nosso sistema imunitário, faz surgir esta patologia. Este fungo produz substâncias que levam à suspensão de produção de melanina quando é exposta ao sol.

É comum só se aperceber que padece desta doença quando vai à praia para tentar adquirir um bronzeado mais acentuado. É um mito pensar que se apanha a micose na praia, já tinha este problema antes, mas só com o sol se tornou visível.

Como tratar?

O tratamento adequado para este problema é através de o uso de um antifúngico. Existem algumas versões de tratamento:

  • Sabonete
  • Shampoo
  • Loção
  • Medicação oral

Mesmo não havendo uma maneira de prevenir o aparecimento do pano branco, deve ter alguns cuidados no que toca ao favorecimento da transmissão da mesma:

  • Uso compartilhado de toalhas de banho
  • Uso compartilhado de lençóis
  • Uso compartilhado de roupas

Sol

As manchas brancas na pele que surgem de forma pontual nos braços e pernas são apelidadas de leucodermias.

Ocorrem quando existe uma exposição excessiva ao sol ao longo da vida, normalmente aparecem numa fase mais avançada da vida. As áreas onde aparecem por norma as manchas de sol são nas pernas, mãos, braços e colo.

Existe tratamento para estas manchas?

Manchas Brancas na Pele

Estas são bastante difíceis de tratar. Por norma é recomendado o uso de ácidos que geralmente não têm respostas positivas. O melhor remédio é a prevenção, por isso não se exponha ao sol nas horas desaconselhadas e utilize sempre um filtro solar.

Outras causas

Embora sejam menos frequentes, elas podem também indicar problemas como:

  • Vitiligo
  • Doenças autoimunes
  • Anemia
  • Diabetes
  • Pinta branca- sinal de nascença

Manchas Brancas no Rosto

Geralmente, elas são pitiríase Alba. São manchas arrendondadas e claras, mas às vezes podem adquirir um aspecto pontilhado, podendo mesmo causar irritação e coceira.

A causa é ainda desconhecida, mas tende-se a achar que tenha uma causa genética.

Além da doença do pano branco, as manchas brancas no rosto poderão ter em sua causa lesões por acne. Mesmo depois de tratada, ela deixa lesões sérias na pele, podendo mesmo aparecer manchas brancas.

Manchas Brancas no Corpo

Elas podem aparecer em várias regiões de seu corpo, e elas poderão indicar a presença de várias doenças.

Manchas Brancas na Pele

Temos, assim:

VITILIGO

Muito comum, afetando até 1% da população mundial. Não é contagioso, e ela se desenvolve devido a vários fatores, os quais levam à morte das células que são responsáveis pela produção de melanina.

LEUCODERMIA GUTATA

Essas manchas brancas na pele têm forma de gota, e surgem em adultos, geralmente nas pernas e braços.

É benigno, e a causa leva a fatores genéticos, assim como o acúmulo de sol.

HANSENÍASE

Trata-se de uma infecção, geralmente chamada de lepra, causada pelo bacilo Hansen. A doença afeta a pele, mas também os nervos, mucosas, entre outros órgãos. Um dos sintomas passa mesmo pelo aparecimento de manchas brancas, mas poderão ser castanhas ou avermelhadas, sendo que existe uma perda de sensibilidade nas manchas brancas na pele.

Deixe um comentário