Manchas na Pele – Conheça os Tipos e Causas

Certamente já verificou o aparecimento de manchas na pele que não sabe o porquê, nem o que significa. Existe uma luta constante por parte das mulheres para manter a pele uniforme, perfeita e sem nenhum tipo de manchas.

Por isso vamos analisar os tipos, e causas, de manchas para ser possível analisar também uma solução.


Você nunca deve fazer um diagnóstico baseado apenas neste artigo, mas sim procure um médico para poder confirmar e indicar a melhor forma de tratar a origem de qualquer mancha.

Manchas na Pele

Tipos de manchas na pele

Conheça abaixo os tipos de manchas na pele que existem, veja também suas causas.

1 – Manchas vermelhas

Existem uma vasta lista de doenças que podem causar o aparecimento de manchas na pele vermelhas, como por exemplo alergias, ou até mesmo problemas infecciosos, por isso os sintomas que se conjugam com as manchas (caso hajam) é fundamental para a diagnóstico correto do problema. Vejamos algumas causas de manchas que causam coceira.

  • Urticária – este problema é o mais comum para o aparecimento de manchas na pele 20% da população, aproximadamente, tem pelo menos um episódio de urticária na vida. Estas manchas, acompanhadas de coceira, podem instalar-se durante uns minutos ou até mesmo 1 ou 2 horas no máximo.
  • Pitiríase rósea – apesar de bastante comum, não se sabe ainda a causa exata desta doença. Alguns estudos indicam que o surgimento acontece por vírus da família do herpesvírus humano. Apesar de ser de origem viral, não é contagiosa.
  • Eczema atópico ou dermatite atópica – apesar da vermelhidão é sem dúvida bastante pruriginosa, principalmente quando anoitece. Apesar de ser mais comum em bebês e crianças, pode também ocorrer na fase adulta. Mesmo sendo uma doença crônica, apresentam melhorias e pioras ao longo dos anos, e tende a desaparecer com a chegada à fase adulta. Sendo que se apareceu sendo já adulto, não irá verificar o desaparecimento do mesmo. A causa deste problema é um defeito genético de algumas proteínas da pele.

Manchas na Pele

A dermatite atópica por norma aparece nas dobras (por exemplo, no joelho, braços, pescoço,…). Os sintomas mais frequentes são:

  • Coceira bastante intensa, principalmente à noite.
  • Placas avermelhadas/acastanhadas ou manchas (em especial nas mãos, tornozelos, pulsos, pés, pescoço, pálpebras, tórax superior, joelhos e dobras de cotovelos). Nas crianças é mais normal no couro cabeludo e rosto.
  • Pele escamosa, rachada ou pele seca.

2 – Manchas brancas

As manchas brancas muitas vezes aparecem e estragam o moreno. Por norma, aparecem no rosto e nas costas. Vamos analisar 2 exemplos de patologias que causam as manchas na pele brancas.

  • Micose– sendo que a micose é causada por um fungo o seu tratamento é bastante fácil e eficaz.
  • Vitiligo– este problema deriva da falta de pigmentação (melanina). Este problema aparece, pois ocorre um problema do sistema imunológico que ataca e destrói as melanócitos.

3 – Manchas roxas

As manchas na pele roxas, normalmente são um indício que sofreu um trauma, falta de circulação ou alguma ferida em processo de cicatrização. Caso apareçam manchas roxas na pele e não tenha sofrido nenhum trauma, atenção! Pode indicar doenças infecciosas.

O tratamento pode ser feito em casa, pois é bastante simples em caso de trauma. Aplique bastante gelo e massagens diárias no local. Caso verifique que as manchas permanecem deve procurar o seu médico.

Manchas na Pele

4 – Manchas escuras

Estas manchas podem acompanhar as pessoas desde o nascimento e não significam nenhum perigo para a saúde. Por outro lado, existem manchas que surgem ao longo da vida, derivado à exposição ao sol ou outros fatores de risco.

As melhores maneiras de prevenir o aparecimento de manchas escuras na pele é manter uma boa higiene, aplicar um bom filtro solar, e evitar as horas de calor excesso com radiações perigosas.

Tenha atenção a todo o tipo de manchas na pele e consulte o seu dermatologista em caso de permanência das mesmas.

Deixe um comentário