Manchas Roxas pelo Corpo – Motivos e como prevenir!

Não sabe como aparecem as manchas roxas pelo corpo? Nesse artigo poderá saber quais os motivos desses manchas roxas aparecerem e como pode prevenir o seu aparecimento.

Veja também o nosso artigo sobre o cicatricure para acabar com as manchas na pele de uma vez por todas. Confira!


Possíveis motivos das manchas roxas pelo corpo

Existem várias razões que levam ao aparecimento de manchas roxas pelo corpo, geralmente localizadas nas pernas e nos braços.

Normalmente, quando a pele sofre uma agressão, aparecem manchas roxo-avermelhadas, que posteriormente ficam com uma coloração azul e preta.

Manchas Roxas pelo Corpo

Durante a sua evolução, essas manchas vão ficando esverdeadas e marrons, à medida em que o corpo metaboliza as células sanguíneas, assim como o pigmento de bilirrubina na pele.

Na verdade, as manchas roxas pelo corpo são equimoses, sendo que esse é o tremo médico para uma contusão. As equimoses geralmente são resultado de um grau de agressão aos vasos sanguíneos.

Por essa mesma razão, é quase inevitável que volta e meia você tenha um problema desse tipo. No entanto, vários são os motivos que poderão estar por trás desse fato, sendo que vai de uma simples batida até a uma compressão do local traumatizado.

ENVELHECIMENTO

É muito normal que, conforme você envelhece, a pele perca algumas camadas de gordura, sendo que elas agem como uma “almofada” para as quedas, ou seja, protegem contra as colisões.

Ainda fica com a pele mais fina, por causa de uma menor produção de colágeno. Por isso, qualquer impacto, por muito pequeno que seja, irá causar equimose, fato que não aconteceria se fosse mais jovem.

DIABETES

Manchas Roxas pelo Corpo

Os diabéticos têm uma resistência à insulina, e por isso alteram a de cor na pele, sendo que aparecem manchas escuras, pressupondo-se de que se trata de equimose.

DISTÚRBIOS SANGUÍNEOS

Alguns problemas de coagulação também podem levar ao aparecimento de manchas roxas pelo corpo, especialmente nas canelas, que são causadas pelo sangramento fora dos pequenos vasos capilares.

Note que, se esse fato ocorrer com alguma frequência, deverá consultar o seu médico, porque existem situações que podem gerar esse problema, como o caso da leucemia, e da hemofilia.

DERMATOSE PURPÚRICA

Esta é uma condição vascular muito frequente nos idosos, a qual é causada por equimoses onde não existe uma formulação do coágulo constantemente.

No caso de isso se repetir com alguma frequência, é muito recomendável que converse com o seu médico a respeito.

Note que o uso de antiagregantes plaquetários, anticoagulantes, aspirina, entre outros medicamentos, podem levar a uma maior facilidade de ter equimoses.

LESÃO SOLAR

Uma das razões para o aparecimento de manchas roxas pelo corpo é o excesso de exposição solar. Isso pode promover a alteração da pelo, permitindo o aparecimento de equimoses.

EXERCÍCIOS

Manchas Roxas pelo Corpo

Quando se pratica exercício intenso, existe uma maior probabilidade de provocar lesões em micro capilares, o que promove sangramentos, e consequentemente provocando equimoses.

Como prevenir o aparecimento de manchas roxas pelo corpo?

A maior parte das vezes, as manchas roxas aparecem por fragilidade capilar, e por isso devem ser utilizados nutrientes que melhoram a parede dos vasos.

Dessa forma, inclua em sua alimentação bioflavanoides, os quais fortalecem as paredes dos capilares. Encontra-os nos vegetais de folhas escuras, na cebola, alho, e berries.

Deverá também incluir na sua alimentação alimentos ricos em vitamina C, sendo que ela deverá estar associada a Rutina e/ou Hesperidina.

Deverá também evitar o excesso de exposição solar, especialmente em horas onde o sol está mais forte, evitando assim lesões na pele, as quais poderão levar ao aparecimento de manchas roxas pelo corpo.

Tem alguma dica? Deixe nos comentários! E não se esqueça, se tiver alguma questão não deixe de colocar. Estamos à sua disposição!

Deixe um comentário