Manchas Vermelhas na Pele – Causas e Tipos!

Vulgarmente conhecido por rash, o aparecimento das Manchas vermelhas na pele, alarma qualquer pessoa. Podem aparecer apenas manchas vermelhas, como pode ser acompanhado de mais sintomas como febre, dor local ou coceira.

Causas das Manchas vermelhas na pele

Existem várias patologias que levam à manifestação de manchas vermelhas na pele. Veja 8 exemplos, apenas alguns analisados a fundo.


Manchas Vermelhas na Pele

  • Picada de mosquito – durante esta ação, os mosquitos injetam a saliva no nosso corpo que tem propriedades anticoagulantes. A saliva do mosquito provoca alergia à maior parte das pessoas.
  • Dermatite de contato – sendo uma irritação da pele com origem no contato direto de alguma substância que seja irritante. Por exemplo, detergentes, látex, brincos, prata, ouro, etc.
  • Dermatofitose ou micose de pele – estas Manchas vermelhas na pele tendem a aparecer nos pés, couro cabeludo, unhas, tronco e membros. São contagiosos mesmo pelo contato de roupa da cama, chinelos, etc. A micose tem origem nos fungos que, por norma, se instalam em locais mais úmidos, como balneários.
  • Intertrigo ou candidíase de pele – causada pelo fungo cândida, aparece normalmente nas áreas onde existe contato de duas peles (virilhas, bolsa escrotal, virilhas, parte inferior do peito ou entre os dedos).
  • Sarna ou escabiose– é causada pelo ácaro sarcoptes scabiei. Sendo uma infecção de contágio fácil, é necessário ter cuidado com o contato próximo. As lesões mais vulgares neste caso são pontos pequenos ou bolinhas avermelhadas com relevo. Podem ser ocultadas com os arranhões provenientes da coceira intensa.
  • Urticária– é das causas mais comuns. É de origem alérgica, por isso desaparece depois deixar de existir contato com o causador de alergia.
  • Pitiríase rósea– não é comprovada a sua origem, mas provavelmente será de um vírus da família do herpesvírus humano.
  • Dermatite atópica ou eczeman atópico– por norma acontece até aos 5 anos de idade. A origem deste problema vem de defeitos genéticos de algumas proteínas da pele. Habitualmente se manifesta nas dobras do corpo como cotovelos, joelhos, pescoço, e dá uma coceira enorme e tende a piorar ao cair da noite. Causa uma secura na pele, racha e escama a pele.

Manchas Vermelhas no Rosto

Manchas Vermelhas na Pele

O melasma, a causa mais usual de manchas vermelhas na pele no rosto, é o gênero de uma mancha amarronzada que aparece normalmente nas áreas que são mais expostas ao sol. É um problema que em nada influencia a saúde, pode, no entanto, ser um verdadeiro pesadelo a nível psicológico e emocional.

Existem mais fatores que influenciam o aparecimento destas manchas na pele. Como por exemplo:

  • Fatores hormonais:
  • Gravidez
  • Uso de anticoncepcionais como a pílula, DIU, adesivos, etc
  • Terapia de reposição hormonal após a menopausa
  • Distúrbios ao nível de tiroide

Estas Manchas vermelhas na pele aparecem com mais frequência nas mulheres, apesar de haver casos em homens também.

O que acontece para a pele ganhar uma tonalidade mais escura?

Manchas Vermelhas na Pele

Os melanócitos (que são as células da pele responsáveis pela produção de melanina, que é o que dá a tonalidade à pele) na área onde a pele se mancha, começam a trabalhar em demasia para produzir melanina, levando ao escurecimento da pele no local onde se verifica esse excesso.

Como classificar o melasma facial?

  • Melasma mandibular: quando se verifica manchas em redor da mandíbula.
  • Melasma malar: quando se verifica as manchas nas bochechas e nariz
  • Melasma centrofacial: quando se verifica manchas na testa, nariz, bochechas, queixo e lábio superior.

O pigmento em demasia pode ser localizado na epiderme, na derme ou até mesmo em ambas.

Infelizmente não existe cura para esta patologia, mas existem tratamentos que permitem aclarar as manchas completamente, acabando por não ser visível a olho nu. Caso exista um cuidado adequado com o sol, é bastante difícil que as manchas vermelhas na pele voltem.

Deixe um comentário